domingo, 26 de julho de 2009

Leia se quiser, apenas se quiser

Caro leitor, meu computador esta programado para escrever em ingles, e como sabemos, a lingua inglesa nao tem acento nenhum, por isso o texto que se segue nao esta acentuado. Para facilitar a compreensao, coloquei um "H" ao lado de algumas palavras simbolizando o acento agudo.

Leia se quiser, apenas se quiser
Estou com uma tremenda vontade de ler, por isso vou escrever. Nao sei ainda sobre o que quero falar nesse texto. Talvez devesse falar sobre algo que me aconteceu no dia de hoje. Boa ideia... mas nao boa o suficiente.
Voce jah teve tanta vontade de ler quanto eu nesse exato instante? Querer ler a ponto de escrever um texto? O problema eh que eu quero ler, e nao escrever. Nao leio porque infelizmente nao tenho nada para ler por perto, ou num raio de 40km provavelmente. Triste noticia, nao eh mesmo?
Agora me veio uma interrogacao. Chegou e ficou bem no meio da testa: por que gostamos de ler? Quero dizer, as pessoas nos ensinam a ler quando somos pequenas, e depois nunca mais paramos. Lemos livro atras de livro. Palavra atras de palavra. E por que?
Para ficarmos mais inteligentes, talvez.
So que a inteligencia eh algo muito relativo. Ha quem diga que inteligencia eh numero (quantos livros voce ja leu, quantas linguas voce fala, quantos anos voce tem, bla bla bla). Essas sao tambem as pessoas que pegam um livro pensando em inteligencia. Ha quem diga que inteligencia eh sabedoria (saber se sair bem nos problemas da vida, saber ser admirado, saber ser inteligente). Essas sao tambem as pessoas que pegam um livro pensando em inteligencia. Ha quem diga que inteligencia eh uma bobagem que inventamos para nos manipular (ou seja, para ter um padrao de pessoa ideal, converter todos os seres humanos para esse ideal, esquecer quem eh para pensar em quem sera de acordo com o que os outros pensam). Essas sao tambem as pessoas que pegam um livro porque tem vontade, e depois se perguntam: por que gostamos de ler?
Logo, cada pessoa tem um motivo para a leitura,e uma resposta para essa pergunta. Talvez as pessoas que se enquadram nos dois primeiros casos morram sem pensar nisso. O que podemos fazer, nao eh mesmo?
Eu digo: podemos ler.
A leitura realmente nos leva para um novo mundo e nos faz ter uma visao mais aprofundada do que estamos procurando em vida. A leitura eh unica, pois cada um tem um modo de ver o mundo, um modo de interpretar um livro, um modo de ler as palavras. Porque ninguem eh igual, talvez.
Soh que a palavra igual eh algo muito relativo. Ha pessoas que encaram a palavra igual como sinonimo de identicidade (pessoas que ja leram muito e aprenderam a encarar o mundo como algo logico). Essas sao tambem as pessoas que convivem em sociedade. Ha pessoas que encaram a palavra igual como algo que se alcanca tentando muito (pessoas que nao tem amor proprio e tentam insistentemente ser outro ser que ja existe). Essas sao tambem as pessoas que convivem em sociedade. Ha pessoas que encaram a palavra igual como algo irreal e inalcansavel (pessoas que gostam de ler sem saber o porque, que acreditam que todos sao unicos e perfeitos em si mesmo e que tem uma certa ideologia de vida). Essas sao tambem as pessoas que nao convivem tao bem em sociedade.
Logo, essas pessoas que nao convivem tao bem em sociedade sao elas mesmas, e acabam revolucionando o mundo. E depois disso, elas dizem: “Eh como ja dizia o poetinha…”.O que podemos fazer, nao eh mesmo?
Eu digo: podemos ler.
A leitura eh algo que nos fara saber como completar a frase que falaremos depois de chacoalhar o mundo. Eh algo que nos fara mudar o mundo. A leitura eh uma arte. Porque eh algo que nos liberta, talvez.
Soh que liberdade eh algo muito relativo. Ha pessoas que encaram a palavra liberdade como algo surreal (pessoas tristes, talvez ate mesmo sem saber). Essas sao tambem as pessoas que nao vivem a liberdade. Ha pessoas que encaram a liberdade (confrontam, maltratam, desdenham). Essas sao tambem as pessoas que nao vivem a liberdade. Ha pessoas que vivem a liberdade (carpe diem, paz e amor, all you need is love, viva la vida). Essas sao tambem pessoas.
Logo, a liberdade esta em nossas cabecas, e nao no mundo ao redor. Por isso a tranformamos no que queremos, talvez. O que podemos fazer, nao eh mesmo?
Eu digo: podemos ler.
Posso te pedir uma coisa? Bom, eu vou pedir mesmo se nao puder: por favor, querido, amado, e interrogado leitor, viva a liberdade! Desfrute do seu direito de fazer o que quiser. Ame a sua vontade de ir e vir. Seja livre e leia se quiser, apenas se quiser.

by Luiza Chiesa (foxy lady)