segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ex-clamação

Por enquanto em meu papel só tenho um título. Daqui a pouco pretendo ter uma dissertação inteira. Você já parou para pensar que, enquanto lê minhas linhas, a torneira de sua casa pode estar acabando com a água de nosso planeta? É, caro leitor, de gota em gota a gente seca um rio.
Na Terra existem bilhões de pessoas. Dentre elas, 25 mil crianças numa faixa-etária de zero a seis anos morrem - literalmente - de sede todos os dias. Analise que o seu banho mais demorado pode fazer a água não ir para a boca de um desses anjinhos, e sim para um esgoto fétido. Mexendo em dados, em uma galáxia inteira somos o único planeta com vida. Vamos mesmo acabar com ela? Vamos mesmo extinguir várias espécies de animais só porque queremos uma lareira na sala-de-estar? Só porque ficamos com preguiça de apagar a luz?
Já está comprovado que uma vida sustentável pesa menos até para o bolso. Porque então o nosso comodismo? Vamos nos informar! Desligar a tv! Controlar o tempo no banho! Comprar madeira certificada! Reciclar, reutilizar, reinventar! Extrair da natureza o necessário, somente o necessário.
Clamo agora porque ainda temos tempo. Grito para que me ouçam. Para que isso não vire uma ex-clamação e morra na praia, ou só tenha voz quando já não houver tempo. Não deixe isso acontecer. Não somos heróis nem fazemos o impossível, mas, citando Ferreira Gullar:"Somos muitos homens comuns, e podemos, juntos, formar uma muralha com nossos corpos de sonhos e margaridas".
Por enquanto em meu papel só tenho ideias e pensamentos. Daqui a pouco pretendo ver atitudes.

by Luiza Chiesa (foxy lady)

DETALHE INTERESSANTE: com esse texto eu ganhei um concurso, e apareci num jornal de minha cidade como reconhecimento
=DD