domingo, 20 de dezembro de 2009

Fins e começos = F# e Gb

Olá todo mundo, o que se segue é o meu discurso de oradora... exatamente, me formei esse ano na última sexta feira (18 de dezembro) na oitava série do ensino fundamental e fui a oradora da minha turma. Quero dizer que tudo isso foi muito importante para mim, porque ano que vem eu mudarei de escola, o que significa que não estarei mais estudando com as pessoas que convivi 5 dias por semana nos últimos muitos anos, por isso eu comecei meu discurso com um trecho da canção Nada será como antes, do Milton Nascimento:

Eu já estou com o pé nessa estrada
Qualquer dia a gente se vê
Sei que nada será como antes, amanhã
Que notícias me dão dos amigos?
Que notícias me dão de você?
Sei que nada será como está
Amanhã ou depois de amanhã
Resistindo na boca da noite um gosto de sol

Pois bem, hoje eu estou em clima de festa. Fui colocada aqui com esse microfone e vou fazer o que sei melhor: ser eu mesma. Para ser bem sincera? Vou ficar muito orgulhosa de mim se conseguir não errar o texto ou chorar até o fim da noite, o que, acreditem, não é fácil, afinal eu olho pr´aquele canto ali (me referia ao canto onde estava minha sala) e, olha que coisa mais linda, mais cheia de graça: eu vejo heróis!
Não que eles tenham salvado o planeta Terra de um monstro gigantesco com seis olhos, ou viajado pelo espaço para destruir um meteoro em chamas que vinha em nossa direção. Mas é que nos últimos oito anos nós desfrutamos deste poder aqui (apontava para a cabeça), e fizemos uso de um armamento mais singelo, por vezes anônimo, mas de incrível capacidade: a caneta, representando o excelente papel de arma, em prol da liberdade de expressão e a sede de conhecimento, e o papel, como defesa, local para argumentar e guardar os mantimentos da mente.
Para tanto, contamos com o proveitoso auxílio de um grande número de professores. Acontece que nós subestimamos demais a palavra professor, sendo que na verdade, ela é sinônimo de formador de pessoas. O professor é no mínimo um ser inspirador, afinal, num mundo com tanta ganância, disputa e egocentrismo, ele está disposto a compartilhar seu conhecimento, nos dar tudo o que têm.
Em nossas vidas ganharemos muitas coisas de muitas pessoas. O educador, no entanto, é aquele que nos dará a única coisa que nunca poderá ser tirada de nós: o conhecimento. Com eles aprendemos que isso (aponta para a cabeça) e isso (mostra o papel em forma de escudo e a caneta) é tudo o que precisamos para mudar o mundo.
Disseram-me uma vez que somos o resultado de tudo o que nos cerca. Muito obrigado Dona Eunice (diretora), Dona Cleide (vice-diretora), Conceição (coordenadora), Dona Vanessa (coordenadora também), ai gente, eu sou tão esquecida... que medo de esquecer alguém... mas enfim, todos os serventes da escola e professores, que nos fizeram ser quem somos, e acreditaram em nós até mesmo quando nós não acreditamos, que sempre esperaram que viéssemos com o uniforme no dia seguinte. E a você, como diz nos bilhetinhos, pai, mãe, ou responsável, obrigado, muito, muito, muito, muito obrigado.
Para encerrar, eu queria só falar algo que me ajuda muito em dias difíceis e que representa bem a conquista que estamos selando hoje: " Quando nada parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras martelar até cem vezes uma pedra, sem que a mesma apesente sequer uma rachadura, até que na 101ª vez, a rocha se parte em duas, e eu sei que não foi aquela única tentativa que conseguiu, e sim todas as outras que a antecederam".
É isso aí gente, em meio à tantas coisas, nós conseguimos, construimos amizades tão gostosas, aprendemos a conviver uns com os outros. 2009 passou... e nós também! Agora, bem armados e preparados, é hora para uma nova jornada...
PARABÉNS 8ªB, O ENSINO FUNDAMENTAL TERMINA AQUI!

( não, eu não sei cantar, sim, eu errei o texto e estava nervosa, mas tudo isso foi muito de coração e eu espero ter feito minha sala feliz =D)

by Luiza Chiesa (foxy lady)