quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Homem Primata

Este é um teatrinho que eu fiz pra uma apresentação escolar. Transformei a apresentação num monólogo para poder facilitar a compreensão. A personagem é um mendiga. A encenação tinha que ter como base a música Homem Primata, dos Titãs.

Homem Primata
Nada é o que parece... Evolução... É assim que chamam essa mudança do homem? É? De bicho para ser humano! É, estamos diferentes mesmo. Falta o rabo, o pelo ficou pouquinho, né? Sim, ficou!
Mas, olha que coisa! Ainda... Olha lá! Inventamos línguas, várias línguas pra falar, criamos normas certas para total compreensão... e, de que adianta? Nós sabemos falar! Aprendemos e é muito emocionante quando falamos pela primeira vez , e, de que adianta? Sempre olhamos para os nossos amigos macacos e descobrimos que o melhor mesmo é a força, a lei do mais forte... como na selva. Uma selva de pedra. Sim! De pedra! É só olhar ao seu redor. Vai lá, olha! Não precisa olhar pra mim não, olha o concreto! Onde está a árvore ais próxima?
Bom, aqui árvore já até virou ponto turístico, não é mesmo? Nome de cidade: Guararema, pau d´alho, peixinhos no rio, pão! É... que alegria alimentar os seres áquaticos, que gostoso esse contato com a natureza. Tanta gente precisando de comida e vocês lá, jogando pão pra bicho que de fome não vai morrer... EU MORRO DE FOME TODO DIA! Ah! Gostamos tanto desse contato que até nos matamos, para nos igualar novamente aos animais. Engraçado isso não? Temos hoje a chance de nos desvencilhar do instinto, para não cometermos injustiças, no entanto, cada ez mais voltamos, recorremos a ele.
No mundo hoje é o instinto e a fé. Fé. Não sei pra que tanta reza. Sim porque, analisa comigo, acompanha meus passos: o homem mata, é ganancioso, está em débito com a sua raça e consequentemente com a força maior, espiritual. O homem está em débito com o planeta, e consequentemente com a força maior, espiritual. O homem está em débito consigo e consequentemente com a força maior, espiritual. O homem pelas minhas contas então, só tem dívidas! Com nós sendo tão culpados... como ser a favor disso?
Sim, existem as pessoas diferentes, mas como dizer quem é o certo? Como se mede isso? Não se mede! Então ou se é a favor ou se é contra. E com as dívidas...huuummm. E com a lei do mais forte... huuummm. É cada um por si e Deus contra todos. E é claro que não tem um lugarzinho no céu para nós. Você deixaria um ladrão morar em sua casa? Deixaria? Logo... fique tranquilo: você vai morrer, e não vai pro céu. Nem precisa tentar. É bom aprender, a vida é cruel!
Evolução... É assim que chamam essa mudança do homem? É? De bicho para ser humano? Desde quando SOMOS humanos? SER HUMANO! Tá ai um bom objetivo! Quem sabe sendo humanos nós consigamos tirar a miséria da África! Até lá... humm... me dói só de pensar.
Olha, pense um pouco no que somos... Nem precisa pensar, porque isso é algo muito difícil para nós irracionais. OLHE o que somos! Nós conseguimos transformar cura em maldição. Conseguimos transformar uma boa... oportunidade que se diz, né? É... uma boa oportunidade chamada capitalismo virar fome, miséria, pó. E onde ficamos nós? Onde estamos? Não sei. Estou perdida... perdida na selva de pedra. Preste atenção em mim! Estou perdida na selva de pedra! Eu me perdi. Exatamente. Perdi meu ser, perdi quem eu sou, para voltar a ser o animal que era.
Nada é o que parece... Evolução... É assim que chamam essa mudança do homem? É? De bicho para ser huma... Pois é... mudar, mudamos. Só que cadê a evolução? Tenho sede de evolução! Hoje em dia tudo está a venda. Água se compra, mas, e se a minha sede for de evolução?
É... homem primata... capitalismo selvagem... OooOOOooO

by Luiza Chiesa (foxy lady)