quarta-feira, 10 de junho de 2009

Provavelmente

Somos irracionais? Se somos, como raciocinamos e chegamos a essa conclusão? Então, não somos? Provavelmente.
Provavelmente não fomos nós que pensamos e chegamos a essa conclusão. Provavelmente o mundo pensa mais rápido que nós, pois também gira mais rápido que nós, e também mente mais rápido que nós. Mas, como vou saber? Raciocinando? Não, é muito difícil.
Acordo todos os dias no mundo do tudo-que-quiser-aqui-e-agora. Para que pensar com tudo isso? Por que deveria ler? Para responder minhas perguntas, talvez. Será?
Tenho tudo o que quero aqui e agora, e, no entanto, vivo na incerteza de querer tudo o que tenho. A vida passou, já não sei quem sou. Vivo tudo representado na propaganda da tv, só me falta o sorriso e o saber.
Sabe que li um livro outro dia e descobri que as informações no site da internet estavam erradas. Dados errados. Não saberia se não tivesse lido. O que mais não sei? Só lendo para saber. Provavelmente o mundo inteiro. Percebi que o mundo é um grande livro. Em pensar que só conhecia a capa.
Leitor, você tem agora a chance de não cometer o erro que cometi. Não se tornar um estúpido ignorante. Leia! Veja as informações erradas nos sites e monte uma opinião. Seja! Uma pessoa vale mais que uma televisão e um livro, mais do que mil imagens.
Não digo para esquecer do mundo e se afundar nos livros. Digo apenas para ter capacidade de ler as entrelinhas da vida.
Um livro, e não uma capa. No mundo que vivemos tudo acontece muito e muito rápido. Rápido para mim, que não o entendo. Ser um leitor do mundo, um leitor de livros, é não pensar na rapidez, e sim em como isso não aconteceu antes.
Não espere acontecer contigo a maldição que aceitei para mim para descobrir a maravilha em um conto de Machado de Assis. Não, não faça isso. Não sou um bom exemplo, mas um exemplo sim. E você tem a chance.
Penso, logo existo. Quer dizer que não existi? Provavelmente. Provavelmente o quê? Não sei. Não raciocino. Não posso. Não pode. Não deixe de entender o porquê das coisas. Há mais mistérios entre o céu e a terra do que imaginou a minha vâ filosofia. Descubra todos eles, por mim! Por você!
Não pode? Por que não? Somos irracionais?
by Luiza Chiesa (foxy lady)