terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Just like Obama said (bem como o Obama disse)

-Deu certo da última vez. E era censura de 18 anos.
Caro leitor, quando leu essas duas frases, você reparou no destino? Elas querem dizer precisamente que, a menos que a pessoa seja esperta, ela terá de viver 216 meses transitando por este planeta até que consiga entrar numa sala de cinema no horário programado para aquele filme censurado. Culpamos esse procedimento ao poder. Os seres humanos costumam pensar que têm poder sobre a vida alheia. Pensam isso porque, na verdade, eles podem.
O que constantemente acontece na convivência dessa raça tão peculiar é a confusão. Nos confundimos muito ao pensar que não se pode proibir alguém de vivenciar/ assistir algo, que não se pode proibir um indivíduo de expressar-se, alimentar-se, indagar-se, conhecer-se, que não se pode matar um ser vivente. Realmente, tem coisas que não são devidas, nem certas, que não cabem em nossas regras morais. Mas não diga-me que não temos o poder de fazê-las.
Olhe para essa formiga correndo no canto da mesa: fico pensando se ela tem uma casa, uma família, talvez três formiguinhas esperem por ela para a hora do jantar, e o Sr. Formiga senta em sua cadeira e suspira sonhando com sua pretinha que está aqui perdida em minha mesa. Agora você exclamará:"Luiza, não mate a pobre formiga! Você não PODE matá-la! Pense nas consequências! Uma família inteira morrerá sem ela!".
Esse é o ponto que devo intervir. Não vê? É exatamente o contrário! Se eu quiser, eu não preciso nem de um dedo inteiro para matar esse inseto. Eu posso sim, talvez eu não deva, mas eu posso. Não é engraçado? Querido ser-que-sabe-ler, quando leu minhas últimas seis frases, você reparou no destino? Nós temos poder. Já contruimos meios para ir até a lua, se tivermos vontade nós conseguimos apertar um gatilho, oferecer um copo d´água, imaginar vida em uma boneca, rir com nossos quilos a mais por sobre um cadáver morto de fome. Nós estamos plenamente aptos à crueldade, assim como nenhum outro animal. Sabia que, mesmo assim, o ser humano é a única espécie dotada de solidariedade? Irônico, isso saiu em uma pesquisa e eu atentei para que nós nos preocupamos tanto com a sobrevivência da arara azul, do mico-leão dourado, do peixe boi, sendo que na verdade, somos nós que estamos em extinção! Quantos seres humanos desses da pesquisa você conhece? Deveriam existir mais de seis bilhões.
Os seres humanos costumam pensar que têm poder sobre suas vidas, chamam isso de livre-arbítrio. Pensam isso porque, na verdade, eles podem. Assim como o nazismo podia estraçalhar os judeos. Assim como aquele soldado/piloto de avião podia soltar a bomba em Hiroshima/ Nagasaki. Assim como os terroristas podiam derrubar aviões em 11 de setembro de 2001. Assim como os americanos podiam invadir o Iraque. Assim como podemos declarar guerra!
Sim! Nós podemos! Mas será que devemos? Deixei fugir minha formiga, é hora de rever conceitos.

by Luiza Chiesa (foxy lady)