quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sobre a vivência

Vamos ressaltar alguns fatores sobre como os seres no planeta Terra fazem para manterem-se vivos. Todos nós precisamos de abundantes quantidades de oxigênio, luz, temperatura ambiente agradável e algo que nos dê a energia necessária para nossas tarefas diárias - o alimento. É necessário também algo que garanta proteção, um escudo, uma defesa.
Uma girafa na África usa seu tamanho para sobreviver. Uma rosa em nosso jardim utiliza seus espinhos. Um leão na savana africana faz valer sua força. Um homem comum em qualquer lugar do planeta preza o capital e seu status na sociedade.
Um macaco para uma vida tranquila não precisa de nada mais do que o que o seu habitat lhe proporciona. Como contraste, uma pessoa precisa de estudos diários, de armas, malícia, etiqueta, poder aquisitivo, roupas, aceitação da sociedade, hora certa para comer, 480 minutos de sono por dia, psicólogos, psiquiatras, pílulas, padrões de beleza, atitude, conhecimento, avanços tecnológicos e até mesmo destruir tudo aquilo que mantém a vida nesta bola gigante e extinguir seus rivais.
Você já reparou que o ser humano vive num mundo totalmente diferente do restante dos animais? Que nossas vidas só se cruzam na hora das refeições, praticamente, e as realidades se assemelham ás vezes só por ainda sermos animais? Que se alguém ver uma onça no meio da rua, esse fato será motivo para a exclamação:"Que perigo! Não podemos deixar um predador desse pela rua! Quantos ele não matará? Prendam a onça!". Os animais que convivem conosco tem que seguir nossas regras, dançar no ritmo da nossa música. Repare melhor.
Minhas palavras não tem importância alguma para uma mosca, mas podem valer algo para você. Engraçado, não? Nós encaramos o restante dos animais como uma ameaça. Enclausuramos uns, matamos outros, destruimos os meios de sobrevivência de uns tantos. Quem é a ameaça?

by Luiza Chiesa (foxy lady)