quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cultura Inútil

Sabia que hoje nós podemos não gostar do que não gostamos? Esta é a terceira vez que tento começar este texto, e espero que tenha acertado o assunto dessa vez. O fato é que agora nós somos uma democracia, nos deram direitos e nos tiraram conhecimento. Não, não sei como eram as coisas antes, e não vou ser arrogante a ponto de tentar saber, talvez eu entenda um dia as gerações passadas e suas épocas, mas é só.
O que eu sei, queridos amigos, é que EU não sei direito muitas coisas que deveria saber, e eu não sei apenas porque não são essas noções de mundo que são expostas na novela das oito, ou na revista da dona de casa. Eu não sei porque, de certa forma, eu não preciso saber, quero dizer, eu tenho minha casa, meu chuveiro com água quente, minha cama com almofadas, meus três cobertores à noite, eu tenho condições de vida suficientemente boas para poder conversar com a lua, olhar as estrelas, ver poesia num mendigo e ter medo de andar sozinha pela rua. Estou satisfeita com a minha vida. Este é o problema. Sabe o que faz o satisfeito? O satisfeito dorme!
Nós nos preocupamos tanto com o nome do poeta fulano-de-tal, com a revista cult que nos dá status na rodinha, a comida saudável que nos garante mais anos de vida e não agride aquela pobre vaquinha, e, ao mesmo tempo, quando eu passei por você, Sr. Mendigo, esta noite, eu só te olhei, te vi dormindo debaixo daquele... era um jornal? Eu não falei com você, não te deixei algumas moedas, não parei para pensar em como as nossas vidas são diferentes, nem atentei pelo fato de que você também não sabe coisas que deveria saber, só que você não tem meios.
Com muito remórcio chego agora à conclusão de que eu estou duplamente errada por não saber o que não sei, e que tenho o dobro de responsabilidade pelo futuro. Eu carrego na garganta não só o pigarro de minha existência, eu carrego gritos de dor de toda uma nação. Eu carrego a vida que eu não sei como é. Eu carrego o dever de fazer de mim alguém menos lastimável, por mim, pela lua, pelos sonhos e pelas lacunas do mundo. Demonstro agora meu desgosto por mim e por você, pela cultura inútil que não vence o frio e a fome, pelas letrinhas miúdas num papel de inspiração, por pensarmos sermos incapazes de mudar, o que quer que seja.
Você me despiu, Sr. Mendigo, me espancou, arrancou lágrimas de meus olhos, pulsou sangue vermelho de meu coração, criou minhas metas, mudou minha vida. Você arrancou alma de meu olhar, Sr. Mendigo, e, para tanto, não precisou nem estar acordado, bem vestido, bem informado, bem assalariado. Não precisou me ver passar pela rua, ou saber destas linhas.

by Luiza Chiesa (foxy lady)