sexta-feira, 5 de março de 2010

Cada um de nós imerso em sua própria arrogância.

Já dizia Renato Russo, o mal do século é a solidão, não sei se já citei anteriormente mas sem duvidas as filosofias de Legião Urbana é uma das que mais me inspira de forma realista e clara, mas as o que se entende por solidão? Há quem diga que solidão é ficar sozinho, eu já penso que seja algo mais afundo, mais profundo, menos visível, é ser rodeado de amigos, ter um ótimo relacionamento amoroso, ter uma família maravilhosa, milhares de admiradores e ainda sim não ter a si mesmo. Solidão é viver em uma sociedade que, a cada dia que passa, se torna mais superficial, consumista, entediante, cercada por pessoas que prejulgam por aparência, situação econômica ou até mesmo por marcas de roupa.
Digo, redigo, tridigo e ainda falo outras vezes pra quem quiser ouvir, por mais que não queira acreditar, solidão e ignorância é o que move a internet nos dias de hoje – e de sempre. A razão pela qual orkuts, facebooks, twitters se popularizam cada dia mais, perceba, eles nunca regridem, apenas aumentam a cada dia, isso prova que a cada dia as pessoas têm mais interesse em amigos à distancia, amigos pela metade, amigos apenas para mostrar que tem amigos – por mais que as vezes nem sejam lembrados como amigos, exceto pelo nome na lista onde estão “amigos”, também representado como “seguidores”. Sem hipocrisia, jogue a primeira pedra quem é que não gosta de um depoimento lindo no Orkut onde alguém que não convive com você diz o quanto você é especial. As pessoas querem mostrar suas fotos na Europa, deixando claríssimo que elas foram tiradas na Europa, querem fotos com trinta amigos diferentes, mostrar foto de um namorado novo a cada semana, foto da melhor amiga de infância que certamente acabaram de conhecer. Querem mostrar, digo, tentar mostrar o quanto são futilmente amados, falsamente vangloriados e rodeado de amigos, amor e dinheiro, uma bela estampa ideal, quando a verdade é que as viagens foram financiadas em mil vezes, os trinta amigos são amigos apenas na hora da foto, e os novos amores nunca duram tempo para se tornarem amores reais. Qual é a verdade nisso tudo? A verdade é que a solidão aumenta gradativamente.
Mil amigos no Orkut, mas nenhuma companhia para um filme no cinema numa quarta anoite. Dar bom dia no twitter (lugar que pra mim, é de autista, fala-se com você mesmo) quando nem se quer sorri para o visinho de manhã. Fala-se com o mundo inteiro através do facebook, mas não se sabe o que acontece no próprio país, olhos e ouvidos fechados para tudo o que é real, afinal, viver no irreal é mil vezes mais fácil.
E sim, isso tudo é inspiração que Renato Russo causa em mim.



-----------------------------------------------
Oi, eu tenho uma redação sobre um tema que eu não sei qual é pra fazer e a unica coisa que conseguia pensar era nisso, acho que ando ficando irresponsável. Fato. Cambio desligo /Lola.