sexta-feira, 5 de março de 2010

Sou no sono


Escrevo agora com areia nos olhos apenas porque simpatizei com o meu cansaço. Percebi nele um grande motivador de novas ações, um empecilho à inércia. Confio nele a árdua tarefa de me fazer sonhar quando, depois de um dia longo, não quero mais manter meus olhos abertos, de me fazer mudar o tom da vida quando ela parece difícil demais de tocar, de me fazer ir no momento em que me farto de ficar.
Acredito que o sono é a incrível bebida do ser. As pessoas se embebedam dele, e nesse momento entre o exctase e a falta de consciência, elas são tudo aquilo que foram recentemente, elas pensam em tudo aquilo que esconderam no inconsciente, elas vivem tudo aquilo que sonham frequentemente. E comigo não é diferente. Eu sou no meu sono eu, e apenas eu - até por falta de força de ser-me em qualquer outro aspecto.
Continuando com o assunto deste motivador exemplar, eu hoje percebi o quanto pessoas compráveis me cansam, e passei até a gostar mais delas por isso (egoísta que eu sei que sou). O ponto é que é extremamente necessário este momento de insatisfação com a condição que você encontra, seja ela qual for, e ai eu terei de discordar do nosso amado Guimarães Rosa quando diz: "O animal satisfeito dorme", pois só dorme mesmo aquele que não está contente com seu estado de "vivente desperto". Se estamos satisfeitos, a tendência é continuarmos exercendo a ação que nos conforta, e não ir dormir. Por isso, nunca confunda cansaço com preguiça, até porque o preguiçoso está, de certa forma, suficientemente confortado com seu cenário atual - e talvez, momentâneo.
É importante cansar para dormir e sonhar com um novo amanhã. É importante acordar para mudar e evoluir à medida que teu salto alcança. É essencial saltar para ver, tentar, e ter segurança.
Poucas vezes damos mérito ao nosso corpo quando sonolento, mas sem ele, não teríamos nem espaço para dividir dois dias. O relógio acaba de me alertar que já é tarde, e como penso já ter dado o meu recado, vou apenas fazer uma síntese: o cansaço é o motivador, o sono é a motivação, o bocejo é quem constata e o sonho é a fuga da inércia (o estágio que me falta até agora).
Finalizo agora minha tímida homenagem escrevendo que já me cansei destas linhas, e adaptando a canção de ninar que acompanhou minha infância:

Já é hora de dormir
Só espere o sono chegar
Um bom sonho pra você
E um alegre DES-PER-TAR!

Percebeu que a hora de dormir é também o momento de acordar para alguma coisa? Então boa noite.

by Luiza Borba (foxy lady)