quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A máscara nacional

Verde, amarelo, azul, branco e um céu estrelando o positivismo fundado por August Comte nas palavras "Ordem e Progresso". Você reconhece esta imagem? É claro que reconhece, e essa não deveria ser a pergunta, na verdade eu deveria perguntar-lhe se o seu mundo é essa maravilha garantida nessa bandeira. Será que o mundo dos brasileiros é bem representado pelas cores alto-astral que nos simbolizam todos os dias em todos os momentos?
Atletas sem um lugar adequado para treinar. Músicos sem a aceitação da sociedade. Advogados, psicólogos e psiquiatras loucos. Crianças sem pais, sem paz, sem um país que lute por sua paz. Contas no exterior. Impunidade. Dívida externa. Uma pátria querendo o pior para seus "filhos", os melhores empre saindo da nação. Os piores reinando. Este é apenas o começo do Brasil.
Não sei se me orgulho daqui.Não sei se as coisas boas realmente superam todo o resto. Não sei nem ao menos quem devo culpar por tudo isso: o povo, o público, a classe operante, os pobres, os ricos, ou os nossos representantes.
Onde está a prática da teoria "Viver para outrem" na vida do mendigo da esquina? Ele é ajudado por quem? Pelas cores da bandeira?
Em 1889 foi criado nosso símbolo. Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemon e Décio Vilares tiveram que trabalhar duro para esconder a miséria do Brasil, se basearam em várias correntes ideológicas para fantasiar uma magia descomunal, que realmente existe, mas está tomada por outro lado que não foi citado.
Não é de samba, ginga e biodiversidade que se constrói um país. Eles se esqueceram disso na criação da bandeira nacional. Quanta amnésia!
Todavia, mesmo que fosse, o samba já perdeu o seu lugar para o "créu" e nós estamos sumindo com a biodiversidade. A ginga, sortuda (ou coitada?), foi a que sobrou, o que até me dá uma certa esperança perante o resto.
O céu que ilumina a todos na máscara nacional é o da maravilhosa Rio de Janeiro, que tenta seguir a risca a marcha do soldado cabeça de papel.
Em 1992 uma lei foi feita para alterar a bandeira, permitindo que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal pudessem entrar na pizza azul que encontra-se dividida entre a classe operária e a classe operante.
Como você pode ver, aqui tudo acaba em pizza, e este texto não será diferente, pois mesmo com tudo isso e sem entender o porquê pessoas sem patriotismo nenhum cantam o hino nacional brasileiro olhando para a bandeira do Brasil, eu não estaria criticando tanto o NOSSO país se não o amasse e quisesse o melhor dele. É justamente por ser brasileira e não desistir nunca que acredito na melhora do Brasil e nunca deixarei de amá-lo.
Verde, amarelo, azul, branco e um céu estrelando o positivismo. Sim, eu reconheço esta imagem.

by Luiza Chiesa (foxy lady)